quarta-feira, 6 de maio de 2020

Trabalhando com os arquivos do Microsoft Word no Google Drive

Olá pesso@l.

É muito comum termos em nossos computadores vários arquivos do Word. Para a prática docente isso representa várias horas de trabalho desenvolvendo textos de apoio, atividades e avaliações. 
Quando começamos a trabalhar com o Google Drive percebemos a necessidade de trazer esse material desenvolvido no Word para dentro do Google Drive.
E essa ação pode ser um pouco confusa para os iniciantes nas ferramentas do Google. 


Importante: Nesse roteiro trabalharemos com uma máquina utilizando o Sistema Operacional Windows.

Temos 2 procedimentos para realizar a importação e conversão do documento do Word:
- o primeiro procedimento deve ser feito documento a documento. O arquivo do Word é carregado para o Google Drive e em sequência é preparado para uma possível edição. Na sequência fazemos a conversão para o formato do Google Documentos - para ter acesso a esse tutorial (Parte 1), basta clicar <aqui>.
- o segundo procedimento é definitivo e provoca a conversão automática de todos os documentos do Word que são carregados para o Google Drive. Embora seja definitivo pode ser revertido a qualquer instante - para ter acesso a esse tutorial (Parte 2), basta clicar <aqui>.

Faço a indicação de que as duas partes devam ser assistidas na sequência. Escolha a solução que mais se encaixa na sua prática.

É fundamental destacar que a conversão de alguns documentos pode não se realizar na íntegra. É necessário entender que se tratam de duas plataformas diferentes e que possuem particularidades. 
O recomendado é que após cada conversão, uma leitura atenta seja feita e possíveis diferenças sejam ajustadas. Deve-se ter um cuidado especial com figuras, tabelas, fórmulas e referências.

Espero que seja útil.
Bom trabalho a todos (as)!