quarta-feira, 13 de maio de 2020

Possibilidades de correção de um formulário.

Olá Professora. Olá Professor.

Quando criamos um formulário podemos apenas coletar dados (sem qualquer correção ou validação) ou podemos criar uma atividade avaliativa (com correção e validação).
Esses dois caminhos são bem diferentes e geralmente causam certa confusão no professor iniciante.

Nesse tópico vamos apresentar 3 possibilidades de correção:

a) correção apenas pelo professor (teste não habilitado): nesse modo o professor apenas consegue fazer uma devolutiva se ele examinar todas as respostas dos alunos individualmente. O processo pode ser mais demorado se o professor não tiver habilitado a coleta automática de e-mails. Essa ação pode ser realizada, porém representa um trabalho manual adicional, pois as devolutivas precisam ser feitas pelo docente através do e-mail de cada um dos alunos. E esse processo fica totalmente na mão do professor.

b) correção pelo professor (teste habilitado): nesse caso, o Google Formulários habilita os campos de feedback e o professor  tem à sua disposição o botão "liberar pontuação" o que facilita o envio automático para os alunos. Para que esse processo ocorra, no momento de criação do formulário o professor deve habilitar o teste mas não cadastrar a chave de resposta para as questões objetivas.

c) correção mista (pelo professor e no modo automático): nesse caso o Forms corrige as questões objetivas (o professor cadastra o gabarito) e o docente faz a correção manual das questões discursivas. É a modalidade mais utilizada nas escolas. Também fica à disposição do professor o botão "liberar pontuação".

Para cada modalidade, temos um vídeo tutorial rápido que você pode acessar clicando nos links abaixo:

1) Formulário com correção manual (teste não habilitado)

2) Formulário com correção apenas pelo professor (teste habilitado)

3) Formulário com correção mista (automática e pelo professor)

Bom trabalho a todas (os)!