sábado, 25 de janeiro de 2020

Observações simples e que funcionam muito bem!

     No meu trabalho em sala de aula, procuro intensificar as atividades de recuperação e também melhorar o aprendizado dos meus alunos. Ofereço as mais diferentes maneiras de ensino/aprendizagem utilizando as novas tecnologias: seja com um simples documento de texto, seja com uma imagem/animação/vídeo ou um aplicativo. Procuro, também, manter um canal de comunicação aberto para eventuais interferências e também para auxiliar em termos de dúvidas.

     Ao longo dos anos, pude perceber algumas características importantes no meu alunado em relação a este trabalho (Lembro aqui que estas observações funcionam bem com meu público: Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado ao Médio).

     Pode ser que você professor, tenha perspectivas diferentes ou então um perfil de aluno diferente do meu. Acredito que as informações a seguir, podem colaborar com você a fim de gerar uma experiência diferente. Não se trata de nenhuma “receita milagrosa” ou algo que deva ser feito de maneira idêntica com seus alunos. São algumas observações que fiz ao longo do meu trabalho. Para mim, funcionam bem e balizam meu trabalho de forma satisfatória.

Quanto aos alunos:
  • Aprendem mais quando temos palavras e imagens ao invés de termos apenas palavras;
  • Preferem imagens e textos falados a textos impressos, narração e imagens (evitar o excesso de informação);
  • Preferem a linguagem conversacional ao invés da linguagem formal;
  • Preferem vídeos mais curtos.  Vale a pena segmentar o conteúdo;
  • Preferem resolução de problemas;
  • Não ligam para layouts elaborados. Preferem encontrar a informação organizada de forma direta e simples (a movimentação pelo ambiente deve ser extremamente simplificada).

Quanto ao desempenho/aproveitamento:
  • Melhora quando temos um maior apelo visual do que quando disponibilizamos apenas um documento de texto;
  • É melhor quando as palavras e as imagens correspondentes são apresentadas próximas umas das outras;
  • É melhor quando temos imagens e textos falados do que quando temos imagens e apenas texto a ser lido pelo aluno;
  • É melhor quando o material produzido é o mais simples possível;
  • Melhora quando os gráficos e as tabelas são criados de forma simples e são de fácil leitura;
  • Melhora de forma significativa quando priorizamos a compreensão e não a simples “decoreba” de funções e situações desconectadas do mundo real.

     Percebo fortemente que os alunos preferem algo simples. Às vezes, alguns professores ficam demasiadamente preocupados com isso. Eu não me preocupo. Produzo material simples, busco por recursos que funcionem em qualquer plataforma (equipamento). Meus alunos frequentam, participam e aproveitam. Acho que na verdade é o que importa: tornar a escola e o aprendizado em algo que dê prazer, e não um castigo!

“Em caráter, maneira, estilo, em todas as coisas, a excelência suprema é a simplicidade”.
Henry Longfellow

    E você, o que acha? Tem uma realidade diferente? Tem uma visão diferente da minha?


Um forte abraço!
Simples, mas funcional!